Holter

O que é?

Holter 24 horas é um exame que permite o registro contínuo da atividade elétrica das células do coração por um período de 24 horas, evidenciando variações conforme as atividades diárias. Por esse motivo, também é chamado de eletrocardiograma ambulatorial de 24 horas. Durante o exame, é fixado à cintura do paciente um dispositivo gravador que fica conectado aos eletrodos posicionados no tórax.

Qual a finalidade do exame?

O exame é indicado para avaliação complementar de arritmias cardíacas, isquemia miocárdica e na avaliação diagnóstica de sinais ou sintomas como palpitações, dor no peito, tonturas e sensação de desmaio. Por fazer o registro por um período mais prolongado, é capaz de detectar alterações que podem não aparecer no eletrocardiograma convencional. Também é empregado para ajuste e programação de marcapasso ou de desfibriladores portáteis.

Existe algum tipo de preparo específico?

  1. Recomenda-se que o paciente tome banho próximo à colocação do aparelho, já que não poderá se molhar até a retirada do equipamento (após 24 horas).

  2. No dia do exame, não aplicar cremes ou sabonetes hidratantes, óleo ou gel, já que interferem na fixação dos eletrodos.

  3. Comparecer ao exame trajando: camisa folgada e com botões frontais (não pode ter mangas compridas) e cinto para fixar o aparelho ao corpo.

  4. Mulheres: não utilizar sutiã com suporte metálico. Recomenda-se o uso de top de ginástica (confortável para passar a noite).

  5. Homens: realizar tricotomia (aparar, desbastar os pelos do tórax). Essa medida é necessária para a colocação adequada dos eletrodos.

  6. Durante o exame: manter rotina habitual e anotar no diário fornecido todas as atividades realizadas durante o dia, bem como eventuais sintomas e medicações utilizadas. Essas anotações são muito importantes para a qualidade do exame.

  7. A suspensão ou não dos medicamentos para a realização do exame fica a critério do médico solicitante e/ou do médico que irá realizar o exame.

Apresentar-se munido de:

  • Documento de identificação pessoal com foto (RG, Carteira Profissional, CNH, etc.);
  • Carteirinha do convênio ou de sócio/dependente, se necessário;
  • Pedido do exame médico;
  • Guia ou Autorização prévia do convênio (quando necessária);
  • Lista de nome e dose dos medicamentos em uso regular;
  • Exames anteriores já realizados (quando houver).

CardioAdvance - Consultórios Médicos LTDA

SGAS 915, 69a/70a - 1º Andar, Salas 128 a 130 - Advance | Centro Clínico Sul - Torre A

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta - Feira das 08hrs às 18hrs, exceto feriados.

61 3345-7846