Tilt Test

O que é?

Tilt test ou teste de inclinação é um exame empregado na investigação de desmaios, tontura e palpitações associadas à postura ortostática, quando esses sintomas não são explicados por doença cardíaca. O teste é feito em ambiente tranquilo, na presença de médico cardiologista e técnico de enfermagem, sob monitorização contínua.

Inicialmente, o paciente é deitado em maca com anteparo para os pés conhecida como mesa de inclinação. Faixas de velcro mantêm o paciente seguro durante todo o exame. Após cerca de 5 minutos de repouso, a maca é progressivamente inclinada até cerca de 70 graus, permanecendo em pé por até 40 minutos.

Durante o estudo pode ser necessário o emprego de medicação para sensibilização do teste (dinitrato de isossorbida). Em casos específicos, realiza-se massagem dos seios carotídeos para avaliar hipersensibilidade. Ao final, o paciente é novamente colocado em posição deitada e liberado acompanhado de um adulto.

Qual a finalidade do exame?

O Tilt test é empregado no diagnóstico de diferentes disautonomias associadas ao controle da pressão. Dentre as disautonomias, a mais frequente é a Sindrome Vasovagal.

Existe algum tipo de preparo específico?

  1. É necessário jejum de 6 horas para alimentos sólidos e leite. Até 2 horas antes do exame, estão liberados sucos sem leite e água.

  2. Evitar consumo de bebidas alcoólicas no dia anterior ao exame.

  3. Comparecer trajando roupas confortáveis, blusas abotoadas na frente e tênis para atividade física. Não trajar blusas de mangas compridas, meias calças, sapatos desconfortáveis, sapatos de salto ou vestidos.

  4. Mulheres: não utilizar sutiã com aro metálico. Trajar top de ginástica preferencialmente.

  5. É necessário que traga um acompanhante. O paciente não deve dirigir após o exame.

  6. A suspensão ou não dos medicamentos para a realização do exame fica a critério do médico solicitante e/ou do médico que irá realizar o exame. Se a medicação for mantida, deve ser tomada com o mínimo de líquido possível.

Apresentar-se munido de:

  • Documento de identificação pessoal com foto (RG, Carteira Profissional, CNH, etc.);
  • Carteirinha do convênio ou de sócio/dependente, se necessário;
  • Pedido do exame médico;
  • Guia ou Autorização prévia do convênio (quando necessária);
  • Lista de nome e dose dos medicamentos em uso regular;
  • Exames cardiológicos anteriores já realizados. Pacientes com história de AVC (derrame cerebral) ou pacientes com mais de 75 anos devem trazer também o exame de ecodoppler de carótidas

CardioAdvance - Consultórios Médicos LTDA

SGAS 915, 69a/70a - 1º Andar, Salas 128 a 130 - Advance | Centro Clínico Sul - Torre A

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta - Feira das 08hrs às 18hrs, exceto feriados.

61 3345-7846