Holter
Holter 24 horas é um exame que permite o registro contínuo da atividade elétrica das células do coração por um período de 24 horas, evidenciando variações conforme as atividades diárias. Por esse motivo, também é chamado de eletrocardiograma ambulatorial de 24 horas. Durante o exame, é fixado à cintura do paciente um dispositivo gravador que fica conectado aos eletrodos posicionados no tórax.
Qual a finalidade do exame?
O exame é indicado para avaliação complementar de arritmias cardíacas, isquemia miocárdica e na avaliação diagnóstica de sinais ou sintomas como palpitações, dor no peito, tonturas e sensação de desmaio. Por fazer o registro por um período mais prolongado, é capaz de detectar alterações que podem não aparecer no eletrocardiograma convencional. Também é empregado para ajuste e programação de marcapasso ou de desfibriladores portáteis.
Existe algum tipo de preparo específico?
1 – Recomenda-se que o paciente tome banho próximo à colocação do aparelho, já que não poderá se molhar até a retirada do equipamento (após 24 horas).
2 – No dia do exame, não aplicar cremes ou sabonetes hidratantes, óleo ou gel, já que interferem na fixação dos eletrodos.
3 – Comparecer ao exame trajando: camisa folgada e com botões frontais (não pode ter mangas compridas) e cinto para fixar o aparelho ao corpo.
4 – Mulheres: não utilizar sutiã com suporte metálico. Recomenda-se o uso de top de ginástica (confortável para passar a noite).
5- Homens: realizar tricotomia (aparar, desbastar os pelos do tórax). Essa medida é necessária para a colocação adequada dos eletrodos.
6 – Durante o exame: manter rotina habitual e anotar no diário fornecido todas as atividades realizadas durante o dia, bem como eventuais sintomas e medicações utilizadas. Essas anotações são muito importantes para a qualidade do exame.
7 – A suspensão ou não dos medicamentos para a realização do exame fica a critério do médico solicitante e/ou do médico que irá realizar o exame.
Apresentar-se munido de:
- Documento de identificação pessoal com foto (RG, Carteira Profissional, CNH, etc.);
- Carteirinha do convênio ou de sócio/dependente, se necessário;
- Pedido do exame médico;
- Guia ou Autorização prévia do convênio (quando necessária);
- Lista de nome e dose dos medicamentos em uso regular;
- Exames anteriores já realizados (quando houver).
CARDIOADVANCE
SGAS 915, 69a/70a – 1º Andar, Salas 128 a 130
Advance | Centro Clínico Sul – Torre A
Asa Sul – Brasília-DF