Informativos

Cardiologista, cita 5 alimentos bons e 5 ruins para a saúde do coração

Maria Tereza Carnaúba elaborou listas com alimentos bons e ruins para o coração.

Ela é chefe do serviço de cardiologia do Hospital de Base e cardiologista da Clínica CardioAdvance.

Matéria publicada no jornal Metrópoles por Marina Ferreira Claudia Meireles em 18/07/2023 02:00 (atualizado 18/07/2023 02:00)

Entre os cinco órgãos mais importantes do corpo humano, está o coração, responsável por bombear o sangue. Mantê-lo saudável requer constância em alguns hábitos, a exemplo de praticar exercícios físicos, não fumar, controlar a pressão arterial, fazer exames clínicos periódicos e dispor de uma alimentação adequada.

Nas últimas semanas, a Coluna Claudia Meireles tem conversado com médicos para saber quais os melhores alimentos para ajudar o bom funcionamento do organismo e quais deles devem ser cortados da dieta por prejudicarem a saúde, o mesmo vale para o coração. A alimentação impacta intrinsecamente em como o órgão opera.

A cardiologista Maria Tereza Carnaúba fez uma lista dos alimentos benéficos e maléficos para o coração

Chefe do serviço de cardiologia do Hospital de Base do Distrito Federal, a médica Maria Tereza Carnaúba montou duas listas, sendo uma com os alimentos que devem ser evitados e a outra com as opções consideradas “amigas do coração”. Confira o “elenco” e trate de eliminar ou de adicionar as sugestões das refeições!

Evite!

1. Carnes vermelhas e de porco em excesso

Segundo Maria Tereza, as carnes são ricas em gorduras saturadas que “predispõe a formação de placas nas artérias do coração”.

2. Alimentos processados

Integram a listagem enlatados, hambúrgueres, molhos prontos e biscoitos recheados. “São ricos em gorduras trans e favorecem a obstrução das artérias do coração”, enfatiza a cardiologista.

Os biscoitos recheados são um perigo para o bom funcionamento do coração

3. Sal em excesso

Como elevam a pressão arterial, alimentos com alto índice de sal podem resultar em infartos e acidentes vasculares, como derrames. “Os produtos processados são sempre muito salgados”, salienta a especialista.

4. Doces em excesso

De acordo com Maria Tereza Carnaúba, sorvetes, doces e sobremesas englobam o rol por levarem a diabetes e a obesidade, condições consideradas como fatores de risco para doenças cardiovasculares.

5. Sucos de caixinha

Conforme explicou a chefe do serviço de cardiologia do Hospital de Base do Distrito Federal, as bebidas encaixotadas contêm alto teor de açúcar e de conservantes.

A médica recomenda evitar o consumo de sucos de caixinha

Coma!

1. Vegetais no geral

No topo da listagem de alimentos benéficos para o coração, Maria Tereza elenca legumes, verduras e frutas in natura por serem boas fontes de vitaminas e fibras.

2. Alimentos integrais

“Ricos em fibras, os alimentos integrais ajudam na digestão e podem facilitar o emagrecimento por provocarem a sensação de saciedade”, elucida a cardiologista.

3. Oleaginosas

Castanhas, por exemplo, a do pará. Fontes de gorduras boas, as oleaginosas também promovem a saciedade. A médica pondera que esses alimentos precisam ser consumidos com moderação por terem alto teor calórico.

A alimentação impacta diretamente na saúde do órgão

4. Peixes e carnes brancas

A cardiologista garante que tanto os peixes quanto as carnes brancas fornecem as proteínas necessárias ao organismo e dispõem de baixo teor de gorduras.

5. Vinho tinto

Quem gosta de consumir a bebida, ficou feliz ao saber que o vinho tinto faz bem ao coração. Maria Tereza deixa avisado que a opção deve ser orientada por um médico em caso de cardiopatias prévias, diabetes e outras doenças.

“O vinho tinto é rico em flavonóides que tem efeito cardioprotetor e reduz o colesterol ruim, o LDL”, esclarece a especialista. Ela aconselha uma taça por dia para as mulheres e duas, para os homens.

O vinho é um dos alimentos “amigos” do coração, segundo a médica

Fonte: Jornal Metropoles